Aguarde, carregando...

Pó de Borracha - Strasse

Como é feito um pneu? Conheça o processo de fabricação.

Como é feito um pneu? Conheça o processo de fabricação.
Autor: Strasse Reciclagem

Você sabe como é feito um pneu? Esta pergunta é fácil de responder, não? Simples, basta pegar uma borracha e prender em volta de uma roda. Pronto, agora é só colocar no carro e sair dirigindo.
 
Seria bom se fosse fácil assim, mas, atualmente, o processo de fabricação de um pneu possui muita tecnologia e diversos ingredientes além da borracha, como camadas de poliéster, náilon e até aço, por exemplo.

 
Como são fabricados os pneus
 
O processo de fabricação de um pneu é complexo, e abaixo resumimos como é feito o pneu:
 
Mistura de borracha do pneu

 
A mistura de borracha do pneu é formada por aproximadamente 30 tipos diferentes de borracha e outros ingredientes, que são misturados para criar um composto negro que será enviado para a próxima fase do processo: o corte.

 
Corte

 
Nesta etapa, a borracha é cortada em faixas com o objetivo de formar a estrutura básica do pneu.

 


 
Construção do pneu

 
Os pneus são feitos do interior para fora. São montados os elementos têxteis, as cintas de aço, os talões, as telas, o piso e outros componentes. O resultado é o que se chama de “pneu verde”, bem parecido ao produto final.
 
Máquina de Cura do pneu

 
O “pneu verde”, que é o nome dado ao produto nesta etapa, é vulcanizado com moldes quentes numa máquina de cura, que comprime as partes do pneu para moldar o produto na forma final, incluindo também a marca do fabricante, por exemplo.
 
Inspeção do pneu
 
 
Após as etapas de fabricação, o pneu é avaliado em um rigoroso processo de inspeção. Máquinas de alta tecnologia analisam todos os pneus para detectar qualquer imperfeição antes da comercialização.
 
Do que é formado o pneu
 
 
Basicamente, os pneus mais comuns são compostos por 6 partes diferentes:
 
> Parede lateral

 
As paredes laterais são feitas de borracha e são a ligação entre a roda e a parte do pneu que encosta na estrada.
 
> Lona de corpo

 
É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. É feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon.
 
> Lona estabilizadora

 
Ajuda na estabilidade do pneu. Feita por pequenas placas de fios de aço que ajudam a evitar derrapadas.
 
> Capa de rodagem

 
Parte do pneu que fica em contato com o solo. Formada por 3 tipos de borracha, ela auxilia na tração do carro e na durabilidade do pneu.
 
> Talões

 
Aros de aço envoltos numa camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda.
 
> Estanque

 
É a parte de dentro do pneu com várias camadas de borracha. Impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Fale conosco pelo whatsApp
Fale Conosco