Aguarde, carregando...

Strasse Reciclagem de Pneus

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024

Abrerpi expõe desafios da reciclagem na Pneushow 2024

Associação de recicladores de pneus promove a expansão e integridade do mercado, disponibiliza tecnologia de logística reversa e propõe medidas de incentivo.

Associação de recicladores de pneus promove a expansão e integridade do mercado, disponibiliza tecnologia de logística reversa e propõe medidas de incentivo.

A Associação Brasileira das Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) é a única entidade representativa do setor de logística reversa de pneumáticos presente na Pneushow 2024. A feira especializada acontece em São Paulo, de 26 a 28 de junho, reunindo cerca de 90 expositores e cerca de 9 mil visitantes.

A Abrerpi representa 16 recicladoras espalhadas em 22 estados do Brasil que juntas reciclam 115 mil toneladas de pneus inservíveis por ano. A entidade mantém em seu quadro de associadas apenas empresas auditadas, que comprovem os volumes de pneus reciclados, o que garante confiabilidade aos créditos ambientais comercializados com fabricantes e importadores.

Um dos pioneiros da reciclagem de pneumáticos no Brasil, o presidente da Abrerpi Joel Custodio explica que o volume reciclado vem crescendo no Brasil, mas ainda existem alguns desafios para que sejam alcançadas a meta de 100% de destinação estabelecida pelo IBAMA.

“Grande parte da produção das recicladoras ainda é absorvida pela indústria de cimento ou utilizada na produção de asfalto borracha. Nos estados do Brasil em que não existe uma cimenteira, ou lei que estimule a utilização do farelo do pneu no asfalto, a atividade recicladora não se viabiliza”, afirma Custodio destacando que é preciso estimular também a diversificação da produção das recicladoras.

O consultor técnico da Abrerpi, Felipe Bonaldi, explica que a Associação vem realizando aproximação institucional com as secretarias estaduais de fazenda e de meio ambiente sugerindo a adoção de políticas tributárias que estimulem a implantação de recicladoras em todos os estados.

“Para o setor de reciclagem seria fundamental que todos os estados adotem o Convênio ICMS Confaz 31/06. Esse convênio prevê que, na composição do asfalto, pode ser utilizado até 30% do pó de borracha, ficando esse percentual isento de ICMS”.

Na avaliação dos representantes da entidade, outro desafio é despertar a responsabilidade ambiental em todos os envolvidos no ciclo de utilização do pneu. Atualmente a fiscalização recai exclusivamente sobre importadores e fabricantes. Para o setor, seria importante que os centros automotivos também fossem obrigados a comprovar o destino dos pneus velhos que recebem.

A Abrerpi tem um sistema que automatiza a logística reversa de pneus chamado `Brasil Rodando Limpo`. É uma plataforma alocada no website da entidade em que lojistas, coletores de pneus e recicladoras se cadastram e são avisados quando há carga de pneu suficiente para transporte e reciclagem.

É um sistema gratuito e que já está em pleno funcionamento em vários estados. Essa e outras soluções da Abrerpi serão apresentadas pelo presidente Joel Custodio nesta sexta-feira (28/06), na Pneushow, durante o Painel: Logística reversa na prática, qual o primeiro passo? Será às 15h30, com mediação de Vinícius Carvalho, diretor de conteúdo na Revista ABR Pnews e participação de Alexsandra Ricci, consultora jurídica da Abrerpi e Nayara Lopes, diretora de logística reversa do Grupo Greener Brasil Ambiental.

Greener

A Abrerpi está dividindo o espaço na feira com o grupo Greener, do empresário Ítalo Manso. A empresa com atuação muito forte na Região Centro-oeste do Brasil mostra toda a sua estrutura e produção, inclusive amostras dos produtos que podem ser gerados a partir do pó da borracha de pneu, tais como, tapetes, blocos para construção civil, solados de sapato e até postes para cerca. Na avaliação do empresário, "o desafio da reciclagem de pneus no Brasil é o custo para coleta dos resíduos em função das distâncias".

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Fale conosco pelo whatsApp
Fale Conosco